top of page

Dinheiro Esquecido em Bancos: Como Consultar e Recuperar os Valores

  • null Amanda
  • 16 de set. de 2024
  • 3 min de leitura

O Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central está disponível para você verificar se tem dinheiro esquecido em instituições financeiras. Atualmente, há R$ 8,56 bilhões disponíveis para resgate.


Para pessoas falecidas, a checagem pode ser feita por herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais. (Veja abaixo como resgatar.)


O "dinheiro esquecido" voltou aos noticiários depois que a Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (12), um projeto que permite ao governo recolher os recursos não resgatados pelos titulares. O projeto já foi aprovado pelo Senado e agora aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente pode vetar partes ou o inteiro projeto, e o Congresso terá a palavra final em caso de vetos.


Se a proposta for sancionada, os titulares terão 30 dias após a publicação da nova lei para resgatar os valores. Após esse prazo, os recursos serão transferidos para o Tesouro Nacional. Além disso, o projeto prevê a reoneração gradual da folha de pagamento para 17 setores da economia.


Como Resgatar Dinheiro de Contas de Pessoas Falecidas:


Após consultar o Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central, você receberá informações sobre o valor exato a ser resgatado e os dados de contato (e-mail e telefone) das instituições financeiras onde há dinheiro esquecido. O saque deve ser realizado diretamente com essas instituições.


Veja o passo a passo:


1. Verifique se há valores disponíveis: Acesse a página http://valoresareceber.bcb.gov.br para conferir se há dinheiro a ser resgatado em nome da pessoa falecida. O Banco Central destaca que este é o único site autorizado para essa consulta.


●Após clicar no botão da imagem acima, será aberta a página para consulta pública.


●Nessa etapa, o herdeiro precisa preencher os campos com CPF e data de nascimento da pessoa falecida.


●Se houver valores disponíveis para resgate, o sistema exibirá instruções sobre o próximo passo a seguir. Se não houver valores encontrados, o sistema sugerirá que você faça uma nova consulta mais tarde, após possíveis atualizações de dados feitas pelas instituições financeiras ao Banco Central.


●Se for confirmado que há dinheiro a ser resgatado, você precisará acessar a página do SVR.


O Banco Central explica que o funcionamento desse sistema é semelhante ao processo de compra de ingressos. Isso significa que, se houver muitos usuários acessando o site ao mesmo tempo, você poderá ser colocado em uma sala de espera virtual até que seja sua vez de acessar as informações.

- Na sequência, o usuário precisa fazer login com a conta gov.br. Os dados da conta são do próprio herdeiro, e não da pessoa falecida. Saiba criar uma.


A criação da conta gov.br é gratuita. O cadastro pode ser feito pelos seguintes caminhos:

Site Acesso (https://sso.acesso.gov.br)

App gov.br (link iOS ou link Android)


●Em seguida, o usuário será encaminhado para o valor a receber.


Nessa página, basta selecionar o botão "valores de pessoas falecidas".

●Na tela seguinte, o usuário terá que informar o CPF e a data de nascimento do falecido.


Essa é uma das etapas finais para acesso às informações de valores a receber.


●É preciso aceitar o Termo de Responsabilidade para prosseguir no sistema.


Após concordar, o usuário terá acesso aos dados do falecido. Os registros de acesso ficarão gravados na base de dados do BC.

O responsável pela consulta irá se comprometer a manter os dados acessados em sigilo, dentro das previsões da lei.


●Caso haja dinheiro esquecido, as respectivas contas aparecerão na tela.


A visualização será feita por faixa de valor, conforme o exemplo abaixo. O resultado também irá mostrar as instituições e seus respectivos canais de contato.

O usuário terá opções de compartilhar, imprimir ou salvar a tela. Não poderá, no entanto, usar o sistema para solicitar o valor. Isso deverá ser feito diretamente com as instituições.



●O responsável deve entrar em contato com as instituições financeiras para obter orientações sobre como solicitar o recurso, incluindo a documentação necessária.



O Banco Central garante que os dados de quem aceitou o termo e realizou a consulta serão mantidos em sigilo.



Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

 

          Disclaimer

As informações contidas neste blog são fornecidas apenas para fins informativos e de entretenimento. Embora nos esforcemos para apresentar informações precisas e atualizadas, não garantimos a exatidão, completude ou confiabilidade de qualquer conteúdo publicado. As opiniões expressas aqui refletem as perspectivas dos autores e não necessariamente representam a posição oficial de qualquer entidade ou organização. Recomendamos que você verifique fontes adicionais antes de tomar decisões com base nas informações apresentadas. Não nos responsabilizamos por quaisquer perdas ou danos decorrentes do uso das informações contidas neste blog. Agradecemos sua visita e encorajamos um diálogo respeitoso nos comentários!

bottom of page